Os 3 tipos de pisadas

 

Uma pesquisa aponta que cerca de 4 em cada 5 corredores correm o risco de sofrer lesões quando utilizam tênis que não se adequam ao seu estilo de corrida. Compreender como os seus pés se movem e se apoiam no solo podem ajudá-lo a encontrar o tênis com o tipo de apoio ideal para você.

 

O que é a pronação?

A pronação refere-se à maneira como seu pé se inclina para dentro ou para fora, na hora de absorver o impacto gerado pelas passadas em contato com o solo.

Isso faz parte do movimento natural dos seres humanos, porém, difere de pessoa para pessoa. Conforme seu pé entra em contato com o solo, ele inclina-se para dentro ou para fora visando absorver o impacto causado. Ao fazer isso, a planta do pé suporta em média, 3 vezes o peso do seu corpo. As pessoas que inclinam o pé em excesso para dentro ou não acabam tendo menor absorção desses impactos, podendo causar lesões durante as corridas.

 

Os 3 tipos de pisadas

Supinada: Pisada supinada ou supinação, é o movimento que o pé realiza “para fora” ao se movimentar. Uma pisada supinada é impulsionada pela parte externa do pé, principalmente pela região do dedo mínimo. Ela começa com o calcanhar, no meio da pisada o pé continua em contato com o solo pelo lado externo e a finaliza na altura do dedo mínimo. A transição do calcanhar para os dedos acontece de modo rápido. As lesões mais comuns nesse tipo de pisada são fascite plantar, canelite e entorses.

 

Neutra: A diferença dela para a pronada é que a rotação em direção ao interior do pé é ligeira, e não excessiva. Ela também começa com a parte de fora do calcanhar e é seguida de uma rotação leve para a parte de dentro do pé. Sua passada é impulsionada por meio da parte da frente do pé.

Depois do giro ligeiro para o interior do pé, a passada é finalizada na parte central da planta do pé. Acredita-se que 45% das pessoas tenham este tipo de pisada, que exige somente o uso de um tênis de amortecimento leve ou de sapatos de apoio leve ou neutros. Essa é a pisada com menos chances de ocasionar uma lesão.

Pronada: A pisada pronada acontece quando a parte de fora do calcanhar toca o chão e o pé gira demais para dentro. Esta pisada é iniciada com o lado esquerdo do calcanhar e finalizada com as áreas localizadas perto ao dedão. Além de girar para a parte de dentro, a pisada pronada também pode ser caracterizada por uma rotação em direção à parte interna, que é seguida pelo giro excessivo para a parte de dentro e encerrada com uma passada próxima às pontas dos dedos. Estima-se que 50% das pessoas em todo o mundo tenham a pisada pronada, que é mais comum em mulheres.

Pague com
  • Mercado Pago
  • Mercado Pago
Selos

SOLARIS COMERCIO ARMAZEM LTDA - CNPJ: 50.877.447/0001-11 © Todos os direitos reservados. 2024

Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade